sexta-feira, 10 de julho de 2015

MITOLOGIA GREGA - CRIATURAS DO SUBMUNDO:

3. CRIATURAS DO MUNDO DOS MORTOS:

Dito de passagem, os heróis eram destinados à vida eterna nos Campos Elíseos: os criminosos eram destinados ao castigo eterno no Tártaro: as demais almas ficavam no Érebo, compunham o rio Estige e bebiam da água do rio Lethes, quando chegada a hora, para poder voltarem à terra em outro corpo mortal.

3.1. Caronte:


Como dito anteriormente, Caronte era o barqueiro de Hades, responsável por levar as almas dos recém-mortos ao Submundo, através do Rio Estige. Ele era passível de suborno se o morto trouxesse consigo moedas de outro, para ser levado aos Campos Elíseos. Caronte foi proibido de levar vivos em sua viajem, tal desobediência seria passível de uma punição severa por parte de Hades. Mas, como dito antes, Caronte é facilmente subornado por algumas moedas de ouro.

3.2. Cerberus:


Cerberus era a grande criatura mitológica, que se assemelha a um grande cão, possuidor de três cabeças. Ele é o porteiro de Hades, responsável por não deixar nenhum intruso entrar em seu reino sem permissão, como vivos, deuses ou semi-deuses. Cerberus guarda a outra ponta do Rio Estige. Um dos poucos heróis que conseguiram passar por Cerberus foi Perseu. Para os recém-chegado ao Submundo, Cerberus é gentil e dócil. Para os que tentam fugir, ele mostra sua verdadeira força.

3.3. Fúrias:


Fúrias foi um nome dado pelos romanos, após absolver a cultura grega, mas os gregos costumavam chamar essas três criaturas do Submundo do Erínias. Elas viviam nas partes mais profundas do Submundo, ou seja, o Tártaro, e sua responsabilidade era atormentar e castigar os criminosos, os que foram destinados ao eterno sofrimento. Elas nasceram do sangue que gotejou em Gaia quando Urano foi castrado por Cronos, mas também há variações que afirmam serem filhas de Nyx. Assim como Nêmesis era responsável por castigar os deuses, as Fúrias eram responsáveis por castigar os mortais,
principalmente em seus crimes mais sangrentos. Elas eram espécie de “voz do arrependimento”, forças da natureza que passavam toda a vida do sujeito reclamando seus crimes e só se davam por satisfeitas quando este morria. Ao ir para o Tártaro, teria de ser atormentado eternamente pelo rancor e castigo interminável (literalmente). Eram tão temidas que os homens usavam de eufemismos para não dizer os nomes literais. Eram três, como dito antes: Tisífone (Castigo), Megera (Rancor) e Alecto (Interminável).

Tisífone, o castigo, é responsável pelos crimes de assassinato, de todos os gêneros. Para punir o transgressor, ela o açoita até enlouquecê-lo.

Megera, o rancor, tem o dever de atormentar aqueles que cometeram delitos contra o matrimônio, como traições, mentiras, sendo ela a personificação do ciúme. Descreve-se também que ela atormenta o criminoso gritando em seus ouvidos constantemente, lembrando-o de seus erros, suas traições.

Alecto, a implacável, tem o dever de atormentar aqueles que cometeram delitos morais, como orgulho, soberba, ira, inveja, etc. Ela quem espalha pestes e moléstias, também é ela quem atormenta o criminoso por toda a vida, não deixando-o dormir.

3.4. Os Juízes:


Os Juízes do Submundo também eram três: Radamanto, Eaco e Minos. Eram responsáveis pelo julgamento das almas, eram eles que diziam qual seria o destino destas e, neste julgamento, nem mesmo Hades interferia. Ambos os três eram filhos de Zeus, nenhum porém com a pobre Hera.

Radamanto era o julgador dos asiáticos e dos africanos, era o mais severo de todos os três e irmão de Minos, tanto por parte de pai quanto por parte de mãe – Europa.

Éaco era filho de Zeus com Egina, avô de Aquiles e pai de Peleu. Ele julgava os europeus.

Minos, por fim, era quem desempatava a decisão, caso houvesse algum empate. Ele era filho de Zeus com Europa assim como Radamanto.

REFERÊNCIAS:

  • HAMILTON E. Mitologia. São Paulo: Martins Fontes, 1995.
  • BULFINCH T. O livro de ouro da mitologia - histórias de deuses e heróis. Rio de Janeiro: Ediouro, 2010.
  • Site Espiritualismo. Acesso em: 2012. Disponível em: < http://www.espiritualismo.hostmach.com.br/mitologia_greco_romana_6.htm >

Nenhum comentário:

Postar um comentário