segunda-feira, 30 de novembro de 2015

MITOLOGIA GREGA - TITANOMAQUIA

TITANOMAQUIA - A MORTE DOS TITÃS!


Continuando a história de Gaia e Urano, quando Urano foi castrado por seu filho Cronos, perdeu o poder de governar o mundo que tinha antes. Cronos libertou os outros titãs e passou a governar o mundo. Cronos – o tempo – casou-se com Réia, sua irmã, titã da Fertilidade. Enquanto isso, de tristeza, Urano morreu, deixando o céu para ser governado por Cronos e Réia. Juntos, eles tiveram os seis grandes deuses: Hera, Héstia, Deméter, Hades, Poseidon e Zeus. No entanto, Cronos recebeu os avisos de Moros (destino) através do Oráculo, sobre um de seus filhos ser destinado a destroná-lo e tomar o reino de si. Cronos, que havia tomado o lugar de Urano seu pai, temeu essa previsão e passou a devorar todos os filhos que tinha com Réia. Revoltada, Réia pediu ajuda a Gaia. Gaia revoltou-se com as atitudes do filho, que eram tão egoístas e semelhantes às atitudes de Cronos e ajudou Réia a esconder seu último filho, Zeus, numa caverna. No lugar de Zeus, Réia seu uma fralda cheia de pedras para Cronos comer.


Quando Zeus cresceu, armou um plano com sua mãe de dar a Cronos um caldo que fosse fazê-lo vomitar. Quando Cronos vomitou, os outros cinco deuses devorados saíram, também crescidos e se juntaram a Zeus para lutar contra seu pai. Nessa luta, alguns titãs ficaram ao lado de Cronos, Érebo também ficou, contrapondo Nyx, que estava a favor de Zeus. Mas, como contado anteriormente, os titãs perderam a Titanomaquia e os deuses reinaram. Aqueles que ficaram ao lado de Cronos foram aprisionados com este no Tártaro, que agora fazia parte do reino de Hades. Outros titãs, que ficaram ao lado de Zeus, como Prometeu, Epimeteu e Réia, permaneceram no mundo, obedecendo aos grandes deuses, dignificados.

Érebo é famoso por ter sido um dos filhos do Caos que se opuseram ao reinado de Zeus. Tanto ele, quanto Cronos foram condenados ao Tártaro. Nyx foi quem transformou Cronos em mortal, para que ele ficasse preso no mundo dos mortos, eternamente, no Tártaro, que seria a prisão dos deuses. Érebo foi afundado no rio Estige (outros dizem ter sido no Aqueronte). Mais tarde, os gregos negam essa versão da história e alegam Erebus ter sido preso no Submundo, como sendo uma parte dele. Como descrito em postagens anteriores, Érebo era a área do Submundo onde não havia nada além das trevas, solidão e silêncio eterno, personificado em florestas cheias de sombras e árvores secas.

Na Titanomaquia, quando Érebo fica ao lado dos titãs e Nyx ao lado de Zeus, ela castiga seu marido, transformando-o no rio de Hades, por onde Caronte desembarca as almas recém mortas. E, por falar em Caronte, algumas fontes relatam que o barqueiro também era filho de Nyx. Para que Nyx não se cansasse de cobrir o mundo, ela teve as filhas Hemera e as Hespérides. Hemera, junto com Hélio, era responsável por trazer o dia, junto a Éter, a luz celestial. As Hespérides traziam a tarde e Nyx só cobria o mundo depois delas, sendo a noite absoluta. Por fim, reinam os deuses, sendo Zeus o deus dos deuses, senhor do Olimpo, casando-se com Hera sua irmã. Eis o início do mundo que os gregos conheceram.


REFERÊNCIAS:

HAMILTON E. Mitologia. São Paulo: Martins Fontes, 1995.
BULFINCH T. O livro de ouro da mitologia - histórias de deuses e heróis. Rio de
Janeiro: Ediouro, 2010.
Site Espiritualismo. Acesso em: 2012. Disponível em: <http://www.espiritualismo.hostmach.com.br >

Nenhum comentário:

Postar um comentário